A AMAJUM esteve presente na posse solene da Diretoria do IMB, que reuniu os três poderes no Palácio da Justiça

A Associação dos Magistrados da Justiça Militar da União (AMAJUM) esteve presente na pessoa de seu Diretor, o Juiz Federal da Justiça Militar Edmundo Franca de Oliveira, à posse solene da Diretoria do Instituto dos Magistrados do Brasil-IMB no triênio 2019-2022 que foi realizada nesta quinta, dia 9 de maio, no Salão de Sessões do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ).

Despedindo-se da presidência, após dois mandatos consecutivos, o Desembargador Roberto Guimarães contou sobre as quatro décadas de existência do Instituto e de como, superando crises políticas, sociais e financeiras do país, o IMB “nunca esmoreceu”.

O Desembargador Roberto Guimarães deu posse ao novo Presidente do IMB, Desembargador Fabio Dutra, que discursou enfatizando que devia agradecer a Deus pelo privilégio de “tomar posse como Presidente do Instituto dos Magistrados do Brasil, justamente no ano em que o IMB completa 40 anos de existência”

 

Planos para o futuro do Instituto

O novo Presidente comentou sobre a criação da Academia Brasileira de Ciência, Artes e Letras da Magistratura e anunciou a criação de 19 Grupos de Estudo, com a intenção de “manter e estreitar relações com outras instituições culturais, educacionais e até mesmo empresariais ou religiosas”. “O IMB não precisa se fechar no mundo do Direito, pois pode ampliar os seus horizontes discutindo Política, Educação, Filosofia, Literatura, Poesia, Religião etc.”


Compuseram a mesa de honra, juntamente com o Presidente do IMB, o Presidente do TJRJ, Desembargador Claudio de Mello Tavares, o Deputado Estadual Rodrigo Amorim, representando o Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, Deputado Estadual André Ceciliano, o Defensor Público Geral do Estado-RJ, Dr. Rodrigo Baptista Pacheco, o Desembargador Jorge de Oliveira Vargas, representando o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), Desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, o ex-Presidente do TJRJ, Desembargador José Carlos Schmidt Murta Ribeiro, a Presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), Juíza Renata Gil de Alcântara Videira, que também representou o Presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), e a Presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Dra. Rita de Cássia Sant’Anna Cortez.


Entre outras presenças, compareçam, ainda, o Secretário de Estado de Saúde, Dr. Edmar Santos, o Prefeito de São Gonçalo (RJ), Dr. José Luiz Nanci, a Secretária de Desenvolvimento Social de São Gonçalo, Dra. Marta Maria Figueiredo, a Presidente da Associação Brasileira de Advogados do Mercado Imobiliário (Abami), Dra. Zenaide Augusta Alves, e o Desembargador Carlos Prudêncio, de Santa Catarina.


Além dos magistrados, estiveram presentes procuradores, promotores, defensores, advogados, servidores da Justiça, representantes de entidades ligadas ao Judiciário e outras atividades, amigos e familiares.

 

FONTE: https://www.imb.org.br/index.asp?pg=noticias.asp&nsx=&hash=4324